Muitas pessoas acreditam que madeira é tudo igual, mas sabia que elas se diferenciam entre si não só pela cor como também por outras características? Entender essa diferença, é importante para fazer a escolha certa: seja em itens feitos de madeira como móveis para casa. Por isso, a expressão “madeira de lei” se tornou tão popular e passou a designar também madeira nobre.
O Pau-Brasil foi a primeira árvore a ser classificada como madeira de lei. As madeiras nobres são mais pesadas, densas e apresentam alta resistência ao ataque de fungos e insetos por terem mecanismo de defesa que inibe o ataque desses organismos. Essa madeira apresenta diversas aplicações podendo ser utilizadas na construção de casas, instrumentos musicais, móveis super-resistentes, acessórios de luxo e entre outras finalidades. Outra característica da madeira nobre é o agradável aspecto estético que ela apresenta, a qual é de bom comportamento tecnológico e isento de odor.
Mesmo a lei do período colonial não ter mais validade devido a independência do Brasil, a expressão ainda é muito utilizada até os dias de hoje. Porém, ainda existem leis que restringem o acesso à madeira nobre, que é controlado por leis ambientais para evitar o desmatamento de florestas nativas, extração predatória e evitar o desaparecimento de algumas espécies que correm risco de extinção. Ainda sim é possível ter florestas comerciais para produção de madeira nobre, um das opções é criar uma floresta com uma espécie nobre exótica. Há diferenças também entre espécies e madeiras nobres.
A espécie é nobre quando produz madeira dentro de um prazo aceitável, economicamente falando. Normalmente, o prazo aceitável para uma produção de madeira nobre é de 25 anos para menos. Ipê: espécie nativa brasileira resistente a geada, produz madeira nobre que é amplamente consumido no mercado nacional e internacional. Mogno Brasileiro: atualmente essa espécie corre risco de extinção devido à exploração predatória da madeira e também devido ao ataque de pragas. Mogno Africano: espécie exótica que tem ganhado notoriedade no mercado internacional, sendo chamado até de novo ouro verde. Mas, afinal, o que é madeira comum? A madeira comum é mais mole e apresenta menor resistência, ou seja, mais propensa a ter ataques de fungos e insetos, sendo necessário que seja feito tratamento com a madeira antes de ser utilizada.
A madeira comum pode ser usada para construção civil, mobília, produção de celulose, biomassa e entre outras aplicações. Pinus: árvore exótica trazida da América do Norte, é utilizada na produção de objetos domésticos como vassouras, compensados e entre outras finalidade. Viu como madeira nobre e comum não é a mesma coisa? Toda a madeira é boa, seja ela nobre ou comum.